16/04/2019 - 15:45

A cerimônia pelos 54 anos da Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB-Pará), contou na manhã desta terça-feira, 16, com a presença do governado do estado, Helder Barbalho, que visitou a sede da Companhia. Foram 54 cheques moradia entregues para família que tiveram suas casas atingidas por incêndio, idosos sem moradia digna e de vulnerabilidade social. Também foi assinado, de maneira simbólica, 200 títulos fundiários.

Na abertura, a servidora, Betty Santos, trabalhando há 41 anos na casa, falou em nome de todos os servidores. Betty é a atual presidente do Conselho do Idoso na Companhia. “Nossa missão é trabalhar para ajudar as pessoas mais humildes, vamos comemorar com carinho este aniversário com a certeza de que dias muito melhores virão”, destacou.

A COHAB foi criada pela Lei Estadual Nº 3.282, de 13 de abril de 1965, na gestão do então governador Jarbas Passarinho, a Companhia de Habitação do Estado do Pará (COHAB-PA), é uma empresa estatal de economia mista. Sua finalidade integrou a estrutura do Banco Nacional de  Habitação (BNH), e constitui-se no órgão executor da Política Habitacional no Estado do Pará, atuando nas áreas de habitação, infraestrutura e serviços urbanos.

O seu presidente, José Scaff Filho, enfatizou que a atual plataforma de trabalho traz como prioridades a valorização do servidor e a agilidade nos serviços para a execução dos programas, como Cheque Moradia, Minha Casa, Minha Vida e o PAC.

“Estamos trabalhando para reconstruir a Companhia, retomando obras paradas, resgatar áreas ocupadas e atuar fortemente na regularização fundiária urbana e rural, onde nas áreas rurais contamos com a parceria do nosso irmão o Instituto de Terras do Pará. Estamos buscando a parceria do Banco do Estado do Pará, além de reafirmar nossa parceria com a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.” observou.  Scaff fez referência à pesquisa espontânea que dá 64% de aprovação do novo governo. “Trata-se de um medidor dos 100 dias de Governo. Um sinal claro que a população já reconhece o nosso esforço para reconstruir o estado”, frisou.

O Governador Helder Barbalho, disse que fez questão de visitar e comemorar os 54 anos da Companhia de Habitação do Estado do Pará, e reafirmar o compromisso de governo. Helder destacou a importância de se fortalecer o programa cheque moradia, ampliando o valor atual e incluindo a mão de obra. “O nosso objetivo é reiterar o compromisso do Governo em realizar o sonho da casa própria, e a regularização fundiária”, enfatizou o governador.

Para Robenilson Rodrigues das Neves, 43, falou da alegra em receber o cheque. “É um momento de imensa alegria para mim e minha família, agradeço a Deus, ao Governo e a Cohab”. Maria Dinal, 66, emocionada relatou sua felicidade e disse que chorou ao receber o telefonema informando que receberia o cheque. “Eu não tenho palavras para agradecer ao governador e a diretoria da Cohab. De hoje em diante vou construir uma nova vida”, arrematou.

Ao final, o governador participou do corte oficial do bolo de comemoração pelos 54 anos da Companhia.

Ascom/COHAB-PA