21/11/2017 - 12:00

Teve início na manhã de hoje(21), o sorteio dos futuros moradores do Residencial Viver Melhor Marituba, no Ginásio Poliesportivo do município, no Km 12 da BR 316. Assim que a lotação do ginásio chegou no seu limite( três mil pessoas), não foi permitida a entrada de mais pessoas. As ficaram no lado de fora do ginásio puderam acompanhar todo o processo por meio de telão. As etapas do sorteio ocorrem durante todo o dia de hoje. A previsão é que se conclua até às 18 horas.

Antes do início do sorteio foram chamadas seis pessoas do público até o palco para atestar os equipamentos lacrados, já validados no dia anterior por uma equipe do Prodepa.

O evento foi declarado aberto pela Presidente da Comissão de Acompanhamento do Processo de Seleção dos Candidatos e Secretária Municipal de Habitação de Marituba, Ana Cunha. Visivelmente emocionada, a representante da SEHAB de Marituba  afirmou que “todas as etapas do processo seletivo foram realizadas em total acordo com as diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida, dando total legalidade a esse momento de sorteio”.

Lene Farinha, Presidente da Cohab, em seu pronunciamento, declarou que o projeto Viver Melhor Marituba tem a contrapartida do Governo do Estado em várias etapas do processo. “Realizamos todas as etapas em parceria com a prefeitura, obedecendo as orientações e normatização do Ministério das Cidades, dando total transparência ao processo, cumprindo todo esse ritual que vocês presenciam hoje aqui. Esperamos entregar essas unidades habitacionais antes do natal, seguindo o cronograma já estabelecido pela comissão”.

Segundo o prefeito de Marituba, Mário Filho, com a entrega do empreendimento Viver Melhor Marituba, “o município vai ficar com o déficit habitacional abaixo de um por cento. Essa é a maior entrega de unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida do Estado, que acontece justamente em nossa cidade . Além das unidades habitacionais, o residencial terá uma unidade de saúde, uma escola , uma capela ecumênica e para as crianças, temos duas creches em construção”, garantiu o gestor municipal.

A expectativa de Ana Cláudia Rodrigues da Costa, era grande antes do início do sorteio. Com a pontuação de 2.2, a dona de casa disse que estava esperançosa pelo anúncio de seu nome. “Vai ser muito gratificante se eu puder sair do aluguel e ir morar lá com meus esposo e meus filhos”, declarou.

Mas alegre mesmo ficou a deficiente visual Mara Izabel Souza de Andrade ao ouvir seu nome. A comemoração foi imediata. Ela e a sobrinha, Ana Paula Moraes, que a acompanhou até o ginásio de Marituba, foram às lágrimas.

Gláucia Fernanda Cantanhede também foi uma das sorteadas. Ela e companheiro, Marcelo de Jesus Correa Ferreira, tem dois filhos e estão há dez anos juntos. O casal sempre sonhou com a casa própria e hoje deram início à realização desse sonho.

Segundo Antonio Carlos Pinto, secretário executivo da Comissão de Acompanhamento do Processo de Seleção dos candidatos ao Viver Melhor Marituba, “o sistema utilizado para o sorteio foi desenvolvido setor de tecnologia da informação da Cohab , visando definir a hierarquização de candidatos, bem como a indicação de beneficiários e respectivas unidades habitacionais”.

As listas dos sorteios da manhã , definindo o grupo principal e cadastro reserva, serão disponibilizadas nos sites da Cohab e Prefeitura de Marituba. À tarde, o sorteio será da localização de cada unidade habitacional, com rua, bloco e número do apartamento ao lado do nome do futuro morador. Essa etapa deverá durar em torno de três horas e quarenta  minutos.

Todo o evento tem transmissão on line pelo site e fanpage da Cohab e portal da Prefeitura de Marituba.

Fotos: Alexandre Macêdo