Sobre acessibilidade

Serviços

08/05/2017 - 16:15

A Cohab deu início nesta sexta-feira, 05, a uma série de encontros para debates sobre assuntos relacionados à habitação e urbanismo, com a participação de seus funcionários e colaboradores. 
Para o primeiro encontro foi escolhido um tema motivacional, apresentado pelo Diretor Presidente da Fapespa (Fundação Amazônia de Amparo, Estudo e Pesquisa), Eduardo Costa, intitulado "Princípios Contemporâneos para uma Gestão de Sucesso".
A presidente da Cohab, Lene Farinha, fez a fala de abertura do encontro, no auditório da companhia, enumerando algumas ações hoje coordenadas pela Cohab, como o Programa Cheque Moradia, a Regularização Fundiária nas áreas dos Projetos do PAC e os desafios para os próximos anos.
Os demais encontros acontecerão sempre na última sexta-feira de cada mês e abordarão temas mais específicos, dentro da área de atuação da Companhia de Habitação do Pará.
Para um auditório lotado, o palestrante descreveu os princípios que considera mais importantes para o desenvolvimento eficaz de uma gestão pública, a partir de suas experiências pessoais. 
Eduardo Costa frisou que as estruturas institucionais precisam se reinventar, pois seu formato atual já está ultrapassado. "A estrutura do Estado é muito rígida, as instituições precisam se reinventar".
Em sua exposição, ele destacou ainda transição da sociedade industrial para a sociedade do conhecimento conectado, citando publicações que retratam as mudanças no mundo inteiro a partir da evolução tecnológica, o que provoca uma constante mudança no comportamento da sociedade, já que "é composta de pessoas, que são células vivas". 
Ele evidenciou ainda a necessidade de quebrar paradigmas, utilizando um vídeo que expõe a figura do atual Papa Francisco, um dos ícones de revolução de comportamento de uma estrutura rígida, a Igreja Católica.
O palestrante destacou ainda a necessidade de uma comunicação efetiva, para que haja interação e o retorno das ações.
Após a exposição, foi aberta a participação da platéia. Alguns funcionários se manifestaram, avaliando de forma positiva a iniciativa de reunir mensalmente para discutir assuntos inerentes à atuação da Cohab.

Texto: Rosa Borges

Fotos: Alexandre Macêdo