03/08/2017 - 13:45

A Cohab realizou na manhã de hoje(01), em sua sede, o sorteio dos novos apartamentos do Projeto Taboquinha, localizado em Icoaraci. As famílias foram cadastradas no sistema informatizado, disponibilizado pela Caixa Econômica, tornando essa etapa mais ágil. Os anteriores eram feitos manualmente.

As famílias contempladas participaram do evento que determina a localização da nova moradia. Os novos apartamentos serão entregues nesta quarta-feira, durante cerimônia que contará com a presença do governador Simão Jatene, a partir das 9 horas da manhã.

Ao todo são 28  apartamentos divididos em sete blocos,  e uma casa térrea, localizados  na Rua Santa Izabel, entre Passagem Santa Rosa e Trav. Pimenta Bueno. Essas unidades habitacionais têm 39 metros quadrados, com dois quartos, banheiro e cozinha, além de área externa(quintal).

Todo o processo de seleção das famílias beneficiadas foi validado pelo Ministério Público Estadual e pela Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), eleita pela própria comunidade para interlocução junto à Cohab.

Antes do sorteio, presidente da Cohab, Lene Farinha, conversou com os futuros moradores. Ela descreveu sobre as próximas etapas do projeto. "Temos algumas pendências ainda no projeto Taboquinha. Esse é um projeto de canteiro aberto, mas queremos concluir o mais breve possível e tratar da questão do canal e das pessoas que ainda estão em palafitas, no Cubatão. Vocês que estão aqui vão receber esses apartamentos e finalmente sair de uma área alagada e passar para uma condição de habitação muito melhor", anunciou.

Para Jossielle Campos, que reside hoje na Comunidade Cubatão, onde estão localizadas as casas sob palafitas, receber uma nova moradia representa mais que a realização de um sonho.  "É maravilhoso, porque já aguardava há bastante tempo. Estamos indo agora para um local mais seguro. Eu já nem dormia com medo da nossa casa desabar. A gente evitava ir pra cozinha, onde a parede e o assoalho já caiu. Então esse apartamento é pra nós a garantia de melhores dias", revelou.

Todos os beneficiários receberam uma cartilha de orientação na qual estão enumerados os direitos e deveres dos novos moradores, a fim de garantir uma convivência harmoniosa e a manutenção dos imóveis. A gerente Executiva de Projetos Sociais, Regina Dantas, explicou cada ponto descrito na publicação. Eles receberam ainda orientações sobre os cuidados com a estrutura dos prédios, do Gerente da equipe de engenharia da Cohab, Mário Antonio Tavares Cardoso. Segundo ele, qualquer alteração na estrutura precisa ser acompanhada pela equipe de engenharia da Cohab.

Taboquinha - A Cohab é a executora do projeto que compõe ações integradas de urbanização; erradicação de palafitas; recuperação de áreas degradadas; sistema viário, terraplenagem e pavimentação de vias; abastecimento de água; esgotamento sanitário; drenagem de águas pluviais; energia elétrica e iluminação pública; equipamentos comunitários; construção de unidades habitacionais verticais e horizontais; melhorias das habitações existentes fora do alagado; recuperação do Igarapé, implementação de trabalhos técnico social e regularização fundiária.

Texto Rosa Borges

Fotos: Arquivos Cohab