Sobre acessibilidade

Serviços

15/12/2017 - 11:30

Na próxima semana mais 28 famílias serão beneficiadas com unidades habitacionais do Projeto Taboquinha, em Icoaraci. O Governo do Estado, por meio da Cohab irá fazer a entrega dos novo imóveis, incluindo toda a infraestrutura que o projeto exige.

Na última quinta-feira, 14, no auditório da Cohab, os futuros moradores puderam conhecer o endereço completo de seus imóveis. Naquela oportunidade foi realizado o sorteio de localização dessas unidades.

Segundo a presidente da Cohab, Lene Farinha, "são 13  apartamentos edificados em sobrados, uma casa térrea na área Poligonal 1F, e os demais apartamentos na área chamada Bananal”, explicou. A maior parte das famílias beneficiadas é oriunda da Comunidade Cubatão, área ocupada há mais de vinte anos, em Icoaraci.

O Projeto Taboquinha, que já está com 80% das obras concluídas, compreende uma área de mais de 190 mil metros quadrados no distrito de Icoaraci e beneficia ao todo 1.862 famílias. Desse total, 698 viviam em áreas alagadas, várzeas e no leito do Igarapé Cubatão, residindo em moradias precárias e desprovidas de qualquer sistema de saneamento básico. O Residencial Taboquinha já tem 12,21 km de ruas pavimentadas, 9,45 km de rede de esgoto, 2,74 km de rede de água e 6,55 km de drenagem.

A urbanização dessa área teve início em 2009, com investimento em obras de infraestrutura, serviços e habitação custeados com recursos do governo do Estado e do governo federal que contemplam a construção de unidades e melhorias habitacionais, urbanização, pavimentação de vias, implantação de rede de esgoto, drenagem pluvial e de abastecimento de água, estação de tratamento de água, centro comunitário e áreas de lazer, além de regularização fundiária dos lotes.

Todo o processo de seleção das famílias beneficiadas é validado pelo Ministério Público e pela Comissão de Acompanhamento de Obra (CAO), eleita pela própria comunidade para interlocução junto à Cohab. “Até o momento já foram entregues 663 unidades habitacionais, sendo 112 só em 2017. Até o final de março de 2018 já teremos um acumulado de 778 unidades entregues e a conclusão da parte habitacional do projeto, que vai continuar até o final do ano que vem com a finalização dos trabalhos de recuperação dos três lagos e de toda a infraestrutura”, finalizou a presidente da Cohab.

Clique aqui para acessar a lista com nomes dos novos beneficiados com unidades habitacionais e respectivos endereços.

 

 

 

Rosa Borges (Ascom Cohab ) e Heloá Canali (Agência Pará)

Fotos: Alexandre Macêdo (Ascom Cohab) e Cristino Martins (Agência Pará)