Sobre acessibilidade

Serviços

25/04/2018 - 16:15

Vinte famílias do Projeto Taboquinha, em Icoaraci, serão beneficiadas nos próximos dias, com unidades habitacionais, já prontas para morar. Nesta quarta-feira(25), na sede da Cohab,  elas participaram de um sorteio para identificar a localização de cada imóvel que irão receber.

Ao todo, são 19 famílias beneficiárias que precisam ser remanejadas da Comunidade Cubatão, para abertura de novas  frentes de obra e uma moradora da Travessa Pimenta Bueno, onde serão construídas mais unidades habitacionais.

Segundo a assessora jurídica da Diretoria Técnica da Cohab, Alessandra Vialôgo, "todos tiveram seus nomes validados pelo Ministério Público Estadual, instituição que acompanha todos os processos de entrega de habitação,  executados pela Cohab, no Projeto Taboquinha".

As unidades a serem entregues estão localizadas na Rua 2 de Dezembro, numa área conhecida como Bananal, e são compostas de sala e cozinha conjugada, banheiro, dois quartos e área externa. As obras de habitação do projeto Taboquinha já chegam a um percentual de mais de 90% de serviços executados.

Segundo a equipe de engenharia da Cohab, o Projeto Taboquinha já está em fase de conclusão, com mais de 80% de serviços executados (entre habitação e infraestrutura) , e compreende uma área de mais de 190 mil metros quadrados no distrito de Icoaraci, que ao final, irá beneficiar a 1.862 famílias.

Boa parte dessas famílias beneficiadas com o projeto viviam em áreas alagadas,de várzeas e no leito do Igarapé Cubatão, residindo em moradias precárias e desprovidas de qualquer sistema de saneamento básico. É o caso de Otília do Socorro Oliveira, que mora numa casa de madeira, na Comunidade Cubatão, com o esposo, três filhos, nora e uma neta. Ela relata que a família resistiu quando souberam que iriam viver numa área alagada. "Meus filhos reclamavam muito, foi difícil a adaptação, mas foi o que deu pra comprar. No entanto, eu sabia que um dia nós iríamos sair de lá, e esse dia chegou.

Agora vamos poder morar num lugar melhor. Graças à Deus fomos abençoados com um apartamento térreo", relatou a mãe de família que sobrevive como cobradora de transporte alternativo.

O Projeto Taboquinha, além da habitação,  é contemplado com toda a infraestrutura necessária como a pavimentação de vias, rede de esgoto, rede de água e drenagem, com percentual de 75% dos serviços já executados.

 

Confira o nome dos beneficiados com as novas unidades habitacionais e o novo endereço de cada um deles. (clique aqui)

Texto e Fotos: Rosa Borges