Sobre acessibilidade

Serviços

27/02/2018 - 13:45

O governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) entregou, neste sábado (24), as chaves de 1.735 unidades habitacionais, dos 4 mil apartamentos do Residencial Viver Melhor Marituba. O local passa a ser, agora, a moradia de mais de 15 mil pessoas que aguardavam pelo empreendimento.

Desde o início da manhã, servidores da Cohab estavam a postos, na quadra de esportes do Residencial, organizando a entrega das chaves dos apartamentos. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) também atendia os novos moradores, que já podiam realizar o cadastro de suas unidades de consumo para ligação do fornecimento de água.

Edivani Brito, de 36 anos, esteve no local e demonstrava total felicidade com a nova moradia. “Fiz minha inscrição na Cohab há três anos e hoje estou aqui, com as chaves da minha casa na mão. Só quero agradecer ao Governo do Estado que entregou esse benefício para nós. Vou morar com a minha filha e saber que agora tenho um patrimônio para deixar a ela é muito bom. A postura do Governo do Pará é muito boa, de priorizar as pessoas nessa crise, quando pagar aluguel é quase impossível, só tenho a agradecer esse presente”, comemorou.

Quem também comemorou foi Carolina Santos, de 24 anos e a sogra Sandra Maria, que vão morar no local. “Estamos muito agradecidas mesmo a Deus e ao Governador que entregou rápido essas casas para gente. Agora que sou avó as despesas aumentam e tudo fica mais difícil. Mas ter essa casa nesse momento é uma maravilha”, festejou Sandra Maria.

Moradia - O Residencial Viver Melhor Marituba é constituído de quatro mil apartamentos, divididos em 250 blocos, com quatro pavimentos cada, distribuídos em três quadrantes, destinados a famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil dos municípios de Marituba, Belém e Ananindeua. O empreendimento integra o programa nacional "Minha Casa Minha Vida".

Os apartamentos são compostos de sala, cozinha, banheiro e dois quartos, totalizando área útil de 44,56 m². A infraestrutura do empreendimento conta ainda com estações de tratamento de esgoto e de água, equipamentos e serviços de educação, lazer e saúde (espaços comunitários, escola, posto de saúde, quadras de esporte e parque infantil e academia ao ar livre). Dos quatro mil apartamentos, 120 estão assegurados às famílias que tenham pessoas com deficiência e 400 aos idosos (titular ou cônjuge).

O empreendimento recebeu aporte de recursos do Governo do Estado para conclusão das obras (já pago) e a Cohab firmou termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Marituba, para organizar o processo de seleção das famílias beneficiadas. “Esse trabalho todo foi construído ao longo de 2017 em conjunto com a Prefeitura de Marituba, a Direcional Engenharia e o Banco do Brasil. Trabalhamos junto ao Ministério Público também para que houvesse transparência no processo. Hoje entregamos todos os documentos prontos, as pastas individuais de cada morador e as chaves. Já a partir da próxima segunda-feira (26), todos poderão entrar em suas casas”, explicou Lene Farinha, presidente da Cohab.

Texto: Heloá Canali (SECOM)

Fotos: Alexandre Macêdo