02/02/2022 - 08:30

O Governo do Estado realizou mês segunda-feira (31) uma entrega histórica do programa "Sua Casa". No total, 1.077 famílias em vulnerabilidade social que moram em todos os bairros da capital receberam cheques, no Belém Porto do Futuro. O investimento estadual foi superior a R$ 8,8 milhões.

O governador Helder fez a entrega dos cheques para 10 famílias e durante o evento, destacou como o "Sua Casa" vem transformando a vida da população do Pará, de forma positiva.

"Hoje é um dia importante, estamos avançando com o programa 'Sua Casa'. Programa que em 2021 atingiu a sua maior oferta com mais de 13 mil famílias contempladas. Já iniciamos 2022 dando prosseguimento para que nós possamos, cada vez mais, levar benefícios para as famílias que mais precisam, seja na capital ou nos 144 municípios", detalhou Helder. 

O chefe do executivo estadual ainda pontuou o desenvolvimento que o "Sua Casa" vai trazer não só para os moradores atendidos hoje, mas também para economia local: "Estamos reunindo hoje mais de mil famílias com investimento de mais de 8 milhões de reais. O recurso chega para melhorar a qualidade e dar mais dignidade ao ambiente familiar, além de estimular a economia através da construção civil, gerando emprego e renda".

O "Sua Casa" é gerenciado pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). No exercício de 2021, o investimento total com a liberação das duas etapas, somou mais de R$ 130 milhões. O recurso foi destinado para o atendimento de 15.709 domicílios. A estimativa da Companhia é que o programa tenha beneficiado mais de 78.500 pessoas no ano passado.

"Estamos atendendo a orientação do governador Helder Barbalho que determinou que o programa seja destinado para as famílias mais necessitadas, tanto na capital quanto no interior do estado. A Cohab inclusive já atendeu moradores de todas as 12 regiões de integração do Pará", reforçou Orlando Reis, titular da Cohab.

Programa

O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e para o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra. O valor concedido é de até 21 mil reais. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões paraenses desde que o programa foi criado, em 2019, garantindo melhorias aos lares e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

Malena de Lima Gonçalves recebeu o benefício na entrega desta segunda-feira. Aos 7 meses de gestação do terceiro filho, a moradora de Belém contou que o programa vai ajudar a realizar o sonho da casa própria. "Eu não iria conseguir construir sozinha. Mas agradeço por receber essa ajuda e acho muito importante essa iniciativa ajudar as famílias. Vou poder construir meu sonho que é a minha casa", contou a gestante.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Critérios do Programa

Para se inscrever no Sua Casa é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos, não possuir outro imóvel, ser maior de 18 anos ou emancipado, ter família constituída com no mínimo dois integrantes, não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Também é necessário comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos. As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.