14/11/2019 - 15:45

Emoção e alegria marcaram a manhã desta quinta-feira, 14, com a retomada de aceleração das obras estruturais do Residencial Taboquinha, situado no Distrito de Icoaraci, em Belém. A retomada das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) teve inicio no ultimo dia 08 de novembro em Ananindeua, no Aurá, no Jardim Jader Barbalho. No Taboquinha, foram entregues 09 unidades habitacionais térreas para famílias que aguardavam desde 2007. Durante a cerimônia também foram entregues cheques moradias.

O Residencial Taboquinha abrange uma área de aproximadamente 300 mil metros quadrados distribuídos em 2.604 imóveis. Um investimento de R$ 65.086.212,96. Além das moradias, o projeto contempla infraestrutura urbana, construção da Ponte do Cruzeiro e a recuperação ambiental em torno do Igarapé Tabocal.

O presidente da COHAB, José Scaff Filho, falou da importância da legalidade e do cumprimento das normas para que todas as metas de entrega sejam efetivadas garantindo o papel sério e responsável do Governo do Estado. “O nosso Governador Helder nos pede atenção para que se cumpram os prazos e com isso as pessoas possam usufruir de seus direitos esquecidos por tantos anos”, arrematou.

Scaff destacou ainda a comissão multissetorial criada para apresentar ao Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR), Secretaria de Estado de Planejamento (SEPLAN) e a Caixa, um plano de ação com a definição das principais estratégias para retomada das obras financiadas com recursos do Orçamento da União, executadas pela COHAB. Desta forma, foram resolvidas todas as pendências para o desbloqueio dos boletins de medição que impediam o avanço das obras e assim, consequentemente, evitando-se a devolução de verba para a União.

A beneficiada Maria Queiroz, falou de sua alegria em receber as chaves da casa. “Não tenho palavras para agradecer. A espera foi longa e hoje estou aqui recebendo minha casinha com espaço para cuidar dos meus cachorrinhos”, disse feliz. Dona Roseane Mota, que também recebeu as chaves de sua casa comentou que chorou muito. “Eu não esperava mais receber minha casa, e só posso agradecer ao governador por este momento”, frisou.

O Governador Helder Barbalho, realizou a entrega dos imóveis e pediu às famílias que cuidem de suas residências com carinho. “A moradia digna é um direito que devemos respeitar. O sentimento de poder ver as pessoas neste momento receberem suas moradias é de grande felicidade. Para o Estado do Pará a retomadas das obras é a garantia e nossa obrigação de conceder dignidade e respeito às famílias. Esta é uma luta aguerrida em nome das pessoas que precisam, quero em nome do presidente Scaff da COHAB agradecer o emprenho de todos os servidores da Companhia por todo o trabalho e determinação na retomada das obras”, enfatizou o Governador reafirmando o compromisso de gestão voltado ao bem estar das famílias da Comunidade Taboquinha.