11/06/2019 - 13:30

Foi lançado nesta segunda-feira, 10, no Teatro Margarida Schivasappa, o programa Territórios Pela Paz, do Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Estado de Articulação pela Cidadania (Seac). O programa abrange sete bairros da Grande Belém: Cabanagem (Belém), Guamá, Benguí, Jurunas, Terra Firme, e Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). A Cabanagem será o primeiro bairro a receber as ações integradas do programa.

O governador, Helder Barbalho, assinou o decreto de criação com a presença de centenas de pessoas e inúmeras autoridades. O governador citou que no Brasil, morrem hoje cerca de 30 pessoas assassinadas para cada 100 mil habitantes por ano. No Pará, são 51 para cada 100 mil pessoas. Nesses territórios são 123 assassinatos para cada 100 mil habitantes. Por isso, os territórios foram escolhidos de maneira técnica, vem de uma forma integrada com as instituições de Governo, oferecer um ambiente de pacificação buscando a paz social. O governador enfatizou que para se combater a violência é preciso pulso firme. “Iremos unir o pulso forte da segurança e o pulso firme das ações integradas através de serviços, com foco na transformação social”, destacou.

O presidente da COHAB-PA, José Scaff Filho, se referiu ao momento como histórico. “Estamos vivenciando uma ocasião ímpar, o lançamento de um programa que irá atender em conjunto com outras secretárias e entidades governamentais, famílias, mães que muitas vezes tiveram seus filhos ceifados pela violência. Há anos abandonadas pelo poder público. Hoje, estamos rumo há um novo tempo. Trabalhando para que a nossa gente possa ter acesso às políticas públicas, efetivamente”, ressaltou. Serão 116 projetos que integram 27 secretarias e órgãos púbicos do Governo do Estado. Cerca de 370 mil famílias diretamente atendidas nas áreas de habitação, educação, saúde, cultura, esporte, lazer. O objetivo é que a sociedade seja protagonista de um novo Pará.

Fotos: Agência Pará