10/03/2023 - 11:30

Em Santarém, no Oeste do Pará, 176 famílias em situação de vulnerabilidade social receberam nesta quinta-feira (09) a segunda parcela dos recursos do Programa Sua Casa, a política pública do governo do Estado que garante apoio para construção, reconstrução e ampliação de moradias. Os cheques foram entregues pela equipe técnica da Companhia de Habitação do Pará (Cohab) aos moradores contemplados.

De acordo com o presidente da Cohab, Orlando Reis, os investimentos na ação desta quinta-feira foram superiores a R$ 1 milhão. “As famílias receberam a etapa final do benefício. O recurso investido foi de R $ 1.150.790,00. Com essa ação os moradores vão poder terminar a obra que iniciaram para melhorar a casa onde moram. Estamos fechando um importante ciclo para os beneficiados. Ações como a de hoje estão sendo expandidas para todo o Pará, onde já realizamos entregas anteriormente”, informou.

Alana Karina da Silva Freire, uma das beneficiadas com a segunda parcela, destacou o quanto já foi realizado com a primeira etapa, e o que ainda será feito com o benefício recebido agora. “Vai me ajudar bastante, porque onde eu estou chovia dentro da minha casa, e agora vou poder botar o telhado e fazer o banheiro. Foi uma ajuda muito grande o que o governo nos deu. Não perdemos a fé e o dia chegou. Agradeço à equipe da Cohab, que foi muito receptiva com todos nós”, contou a moradora.

O “Sua Casa” tem como objetivo principal garantir auxílio para aquisição de material de construção e pagamento dos trabalhadores empregados na obra de construção, reconstrução e ampliação. O valor concedido pelo Programa é de até R$ 21 mil. Segundo estimativas da Cohab, os investimentos na política habitacional já foram expandidos para todas as regiões desde a criação do "Sua Casa", em 2019, garantindo melhorias às residências e também gerando renda para trabalhadores da construção civil.

Presente nas 12 regiões - Dados da Cohab atestam que o Programa Sua Casa já beneficiou mais de 170 mil pessoas no Pará. Até 31 de janeiro de 2023, a iniciativa ajudou a construir, reconstruir e ampliar cerca de 34 mil residências. O Programa já melhorou as condições de moradia em 133 dos 144 municípios paraenses, nas 12 regiões de Integração. A fim de garantir ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 347 milhões.

O "Sua Casa" atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, extrema pobreza e vítimas de sinistros (incêndio, enchente, vendaval, desabamento etc.). O Programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência e pessoas que se enquadram em outros critérios técnicos.

Para se inscrever, os candidatos devem atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os candidatos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do Programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A fase seguinte consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Cohab, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400, ou realizar a inscrição no prédio da Cohab - Passagem Gama Malcher, 361, bairro do Souza, em Belém.