Sobre acessibilidade

Serviços

20/02/2018 - 16:00

Após cobrança feita pelo Governo do Estado e Prefeitura de Marituba ainda no sábado (17), data em que estava prevista a entrega das chaves do residencial Viver Melhor, o Ministério das Cidades, do Governo Federal, informou neste domingo (18) que iniciará no próximo sábado (24), a entrega das chaves das unidades do conjunto localizado em Marituba. 

No comunicado enviado para a Cohab na sexta-feira (16) sobre o cancelamento da entrega das chaves prevista para o sábado, foi informada uma nova data, que seria esta segunda-feira (19). Porém, a Prefeitura de Marituba foi comunicada no domingo que a entrega das chaves será realizada apenas no próximo sábado (24). 

Apesar de agendada para o último dia 17 de fevereiro há várias semanas, o evento foi cancelado através de comunicado para a Cohab já no final da tarde de sexta-feira (16). 

Diante de novo atraso para entrega das unidades, o governador Simão Jatene esteve no local e conversou com os futuros moradores e familiares, que aguardam ansiosamente pelas unidades.

"A primeira entrega das chaves foi marcada para dezembro do ano passado; depois passou para janeiro deste ano. Por último, havia ficado para hoje (sábado) e vocês mais uma vez vieram receber suas casas. Em breve vocês começam a pagar as prestações. Por isso é fundamental que essa entrega fosse acelerada, já que o empreendimento está pronto. Tenho certeza que as pessoas que vêm para cá precisam de moradia a um custo mais baixo", disse o governador, lembrando que a construção do residencial recebeu aporte de recursos do Estado, que tem como origem o imposto dos cidadãos. "Vocês não devem absolutamente nada a nenhum político. Esta obra recebeu dinheiro do imposto que vocês pagam. Quem constrói a sociedade é a própria sociedade", asseverou o governador.

Moradia - O Residencial Viver Melhor Marituba é constituído de quatro mil apartamentos, divididos em 250 blocos, com quatro pavimentos cada, distribuídos em três quadrantes, destinados a famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil dos municípios de Marituba, Belém e Ananindeua. O empreendimento integra o programa nacional "Minha Casa Minha Vida".

Os apartamentos são compostos de sala, cozinha, banheiro e dois quartos, totalizando área útil de 44,56 m². A infraestrutura do empreendimento conta com estações de tratamento de esgoto e de água e equipamentos e serviços de educação, lazer e saúde (espaços comunitários, escola, posto de saúde, quadras de esporte e parque infantil).

Dos quatro mil apartamentos, 120 estão assegurados às famílias que tenham pessoas com deficiência e 400 aos idosos (titular ou cônjuge).

O empreendimento recebeu aporte de recursos do Governo do Estado para conclusão das obras (já pago) e a Cohab firmou termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Marituba, para organizar o processo de seleção das famílias beneficiadas. 

As etapas de vistoria dos imóveis, assinatura de contratos e entrega de chaves são de responsabilidade do Banco do Brasil (agente financeiro do empreendimento) e da construtora Direcional Engenharia, respectivamente, sendo acompanhadas pela Secretaria de Habitação de Marituba.

Mesmo assim, como integrante da Comissão de Acompanhamento, fiscalização e deliberação do processo seletivo dos candidatos a beneficiários, a Cohab disponibilizou seus técnicos para colaborar nos dias de realização das referidas etapas, no sentido de agilizar esse atendimento. 

Texto: Portal Agência Pará

Fotos: Cristino Martins