19/02/2020 - 19:00

O governador do estado do Pará, Helder Barbalho, visitou, na manhã desta quarta-feira (19), o município de Cametá onde cumpriu três agendas oficiais na cidade, entregando obras para a população nas áreas de segurança e saúde.

O primeiro compromisso foi a entrega da nova Unidade Integrada de Polícia (UIP) do município. A UIP reúne, no mesmo espaço, os serviços das Polícias Civil e Militar, além de sala para atendimento social. No espaço reservado para a PC, há sala do delegado diretor, sala de investigadores, cartório, arquivo, uma cela, sala de mediação de conflitos e sala de estar. Na parte da Polícia Militar, a estrutura oferece agora sala do comando da PM, alojamentos, depósito de materiais apreendidos, entre outros.

FAs Unidades Integradas de Polícia são baseadas no modelo integrado de segurança pública, e atuam por meio de uma cultura de paz e na relação próxima com a comunidade.

“A UIP tem um diferencial de atendimento, com a união da Polícia Civil, Militar e o ParáPaz. É muito importante a entrega desse equipamento na região Tocantina, em Cametá, cidade pólo do Carnaval” - Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social.

Após o ato de inauguração da UIP, a Companhia de Habitação do Pará (Cohab) fez a entrega de 34 cheques moradia para famílias quilombolas da região. Essa é a segunda etapa do programa no município, que busca proporcionar melhores condições de habitação para essas comunidades.

O presidente da Cohab, Adler Silveira, ressaltou a importância dessa política pública na região do Baixo Tocantins.  governo tem a satisfação de entregar cheques moradia, um investimento de R$ 220 mil, trabalhando no município com a diversidade e comunidades tradicionais. Queremos proporcionar uma melhor condição de vida e moradia para essas pessoas”, destacou.

Saúde – A segunda agenda do chefe do Executivo do Pará foi a visita ao Hospital Regional Romeu Perez, onde o governador entregou mamógrafo, ambulância para atendimento e anunciou que a unidade de saúde passará por reforma e ampliação.

“O Hospital Regional de Cametá é nossa prioridade. Hoje entregamos mamógrafo e ambulância. É um atendimento, inclusive, preventivo, não mais necessitando que as mulheres da região se desloquem para Tucuruí ou Belém” - Helder Barbalho, governador.

Por fim, o governador participou da entrega da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Haroldo Martins e Silva. A unidade de saúde estava há quatro anos com as obras paradas e agora abre as portas, ampliando e melhorando os serviços de saúde oferecidos à população da região, alcançando mais de 137 mil habitantes do município.

Helder destacou que o governo irá ajudar a custear as despesas da UPA, para melhor atender os serviços de urgência e emergência em Cametá. O secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, acompanhou a agenda e falou do benefício desta parceria. “O governador anunciou hoje que vamos fazer parte do custeio dessa UPA, que deverá desafogar o hospital regional e ser a porta de entrada de urgência e emergência”, reforçou o titular da Sespa.

O prefeito de Cametá, Waldoli Valente, acompanhou todas as agendas com o governador e disse que os equipamentos públicos entregues eram aguardados pela população.

“A delegacia vem nesse momento importante, na porta do Carnaval. Temos agora a UPA e as melhorias do Hospital Regional. Sem dúvidas, conquistas importantíssimas” - Waldoli Valente, prefeito de Cametá.