15/02/2021 - 12:15

 

Um total de 63 famílias de Nova Timboteua, no nordeste estadual, foram contempladas hoje (12) com o Sua Casa. O programa da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab)  garante recursos para construção, reconstrução e ampliação de casas de famílias carentes que se enquadrem nos critérios técnicos estabelecidos em lei. Os beneficiários também recebem recursos para ajudar no pagamento dos trabalhadores contratados para a obra.

"Digo às famílias que foram contempladas que usem o recurso de forma adequada para construir as casas como foram previstas. Essa é a primeira etapa, após a conclusão dela o engenheiro vai voltar aqui para avaliar e aí sim vocês vão receber a segunda parte. Não deixem os empresários mudarem o preço. Se decidirem cobrar mais caro porque é Sua Casa, denunciem a polícia", explicou o governador, Helder Barbalho.

O investimento estadual para a melhoria dos lares dos moradores de Nova Timboteua, nesta ação, foi de R$ 506.800,00. Após entregar o benefício, o presidente da Cohab, Luís André Guedes, destacou que a melhoria habitacional às famílias carentes é a prioridade da Companhia de Habitação paraense.

"O Sua Casa tem critérios para inscrição e para priorização dos atendimentos. As famílias atendidas na ação de hoje são pessoas com renda de até três (3) salários mínimos e que comprovaram a situação familiar. O nosso esforço é para sempre garantir que o benéfico ajude quem realmente tem necessidade. Aqui em Nova Timboteua não foi diferente. Nossa equipe trabalhou para mudar vidas para melhor", enfatizou Luís André Guedes.

Segundo levantamento técnico da Cohab, do início do ano até agora, o programa Sua Casa contemplou 605 famílias. A estimativa da Companhia de Habitação paraense é que em somente em 2021 2.420 pessoas tenham sido beneficiadas pelo programa. O investimento da Cohab para melhoria habitacional, por meio do Sua Casa, de janeiro a fevereiro foi de R$4.726.200,00.

"Agora vou conseguir concluir a minha casa. Eu tinha esse sonho de ter minha casa. Agora vou sair daqui muito feliz", festejou a dona de casa Maria Socorro Felix de Sousa.

Critérios do Programa

Para se inscrever no Sua Casa é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos, não possuir outro imóvel, ser maior de 18 anos ou emancipado, ter família constituída com no mínimo dois integrantes, não ter sido beneficiado por outro programa habitacional nos âmbitos municipal, estadual e federal. Também é necessário comprovar que detém a propriedade ou posse do imóvel há mais de cinco anos. As famílias que já foram beneficiadas em outros programas habitacionais podem ser atendidas, em caráter excepcional, em caso de ocorrência de sinistro, condições mínimas de habitabilidade, vulnerabilidade social e/ou remanejamento.

Os interessados em se cadastrar no Programa Sua Casa podem se dirigir ao prédio da Cohab ou à Secretaria de Estado de Assistência Social do município onde reside. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3214-8521.

Durante a agenda em Nova Timboteua, o governador Helder, inaugurou a primeira agência do Banpara no município e entregou a Escola Estadual de Ensino Médio Desembargador Augusto Olímpio reconstruída. O ato de entrega foi acompanhado pela da Deputada Federal Elcione Barbalho, do Deputado Estadual Hélio Costa, das deputadas estaduais Renilce Nicodemos e Paula Gomes, além de prefeitos da região e vereadores.