A vida e as condições de moradia de 33 mil famílias, em situação de vulnerabilidade social, que juntas, representam cerca de 165 mil pessoas, melhoraram sensivelmente, desde o ano de 2019 até esta segunda-feira (5). Este desenvolvimento social e habitacional é considerado um recorde na história do Pará, e só foi possível graças ao programa estadual “Sua Casa”. A iniciativa gerenciada pela Companhia de Habitação do Estado (Cohab) concede cheques destinados, exclusivamente, à compra de material de construção e garante ainda ajuda para o pagamento dos profissionais responsáveis pela obra.
O presidente da Cohab, Orlando Reis, informou que o investimento contemplou 126 municípios, nas 12 regiões de integração. “A Cohab já investiu mais de R$ 304 milhões, para garantir a concretização do sonho de milhares de paraenses de morar em melhores condições. Com os recursos que estamos destinando para essa importante ação de governo, atendemos a determinação do governador Helder de possibilitar que famílias carentes possam ter apoio para melhorar a estrutura física de suas casas”.
“Essa transformação positiva destaca a atenção que a atual gestão vem dando para melhorar a vida e a qualidade de vida no Pará”, detalha o diretor do programa, Luís André Guedes.
Na cidade de Peixe-Boi, na região nordeste do Pará, a casa e a vida dos moradores beneficiados pelo programa vêm sendo transformada para melhor. A residência de dona Raimunda Waldiléia de Souza Santos é um exemplo para toda a comunidade. “A minha casa era de madeira, bem velhinha. Com o cheque a gente levantou as paredes e colocou o telhado. Hoje eu sou só gratidão porque a minha casa velha era bem ruim e agora eu vou poder terminar a obra do jeito que eu sempre quis. Eu fico muito feliz de saber que outras famílias ainda serão beneficiadas”, comemora.
O “Sua Casa” atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistros, como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos. Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa.