27/06/2024 - 15:45

Com o 'Sua Casa', Estado contempla 265 famílias, enquanto por meio do CredCidadão garante cerca de R$ 600 mil para incentivar a geração de renda no município

• Maria Lucilene Souza, uma das contempladas pelos recursos do 'Sua Casa' em AlenquerMaria Lucilene Souza, uma das contempladas pelos recursos do 'Sua Casa' em AlenquerFoto: Marcelo Lelis / Ag. ParáEm mais uma etapa do Programa "Sua Casa", o governador Helder Barbalho entregou para 265 famílias no município de Alenquer, no oeste paraense, recursos da política pública do Estado destinada à melhoria da estrutura das moradias, gerenciada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab).

O investimento do Estado nesta etapa é superior a R$ 1,8 milhão. Os recursos são referentes à primeira e à segunda parcelas do benefício. Entre os contemplados, 174 receberam a primeira parcela, e os demais a segunda, para que possam concluir as obras em suas residências.

Durante a agenda de trabalho do governador na Região de Integração Baixo Amazonas também foram entregues a microempreendedores créditos do Programa CredCidadão, um investimento de aproximadamente R$ 600 mil.Governador Helder Barbalho levou ao Baixo Amazonas mais recursos para melhoria de habitações de famílias vulneráveisGovernador Helder Barbalho levou ao Baixo Amazonas mais recursos para melhoria de habitações de famílias vulneráveisFoto: Marcelo Lelis / Ag. Pará

"A gente chega aqui com muita garra, com muita disposição para poder fazer o governo cada vez melhor, pra fazer o Estado cada vez mais desenvolvido. E, acima de tudo, respeitando as pessoas, cuidando das pessoas. Eu cumprimento aqui as famílias que receberam o benefício do 'Sua Casa', junto ao time da Cohab, assim como ao time de empreendedores que receberam o CredCidadão para ajudar no empreendedorismo, para poder abrir o seu pequeno negócio", ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Nova realidade - Maria Lucilene Souza disse que vai usar o crédito recebido para terminar a casa onde mora com mais cinco familiares. "É a maior alegria poder receber isso. As minhas filhas, que são gêmeas, têm dois bebês também, e elas disseram: 'mamãe, agora tá na hora da gente ter a nossa casa própria'. Eu agradeço muito ao governador por esse projeto. Ele está sempre nos beneficiando", informou.

Também contemplada pelo "Sua Casa", Elza Pena de Sousa contou que hoje mora em uma casa de madeira, e há muito tempo alimenta o sonho de refazer o imóvel em alvenaria. "Eu, minha filha e minha neta moramos lá. Só tenho a agradecer, porque hoje em dia, quando chove, alaga toda a minha casa. Eu acredito muito nesse Programa, e todo mundo pode acreditar", afirmou Elza.

O Programa Sua Casa concede até R$ 21 mil para construção, reconstrução, adaptação e ampliação de moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade. A política habitacional foi criada pelo governador Helder Barbalho em 2019. O Programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

Já a linha de microcrédito do Programa CredCidadão tem juros baixos, no máximo 1% ao mês, e pode ser renovada. É destinado a microempreendedores formais e informais, no valor de até R$ 5 mil, para incentivar a economia local.