18/06/2024 - 14:15

As famílias do município de Portel, no Arquipélago do Marajó, estão em festa. Isso porque, nesta quinta-feira, 6, o Governo do Estado fez a entrega dos cheques do programa Sua Casa, que vai ajudar na construção ou reforma da moradia dos beneficiados. Na entrega de hoje, 285 famílias foram contempladas com o benefício habitacional, que soma mais de R$ 2,5 milhões. Os cheques foram entregues pelo governador Helder Barbalho.

"É com grande alegria que retorno à cidade de Portel, entregando obras e serviços importantes para o desenvolvimento do município, como a agência transfusional do Hemopa, o espaço de acolhimento para mulheres vítimas de violência, o cheque do programa 'Sua Casa', que tanto tem ajudado estas famílias a terem uma moradia digna", disse o governador.

A iniciativa do cheque Sua Casa é gerenciada pela Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), e auxilia na construção e reconstrução de residências das famílias beneficiadas nos municípios paraenses. "Um programa importante que chega com cheques da primeira etapa e também da segunda etapa do programa, onde as famílias têm a oportunidade de terminarem a obra iniciada com o primeiro cheque, e assim ter uma moradia digna", informou o diretor-presidente da Cohab, Luís André Guedes.

Sobre o Sua Casa - O programa habitacional denominado "Sua Casa", do Governo do Estado, atende, prioritariamente, famílias em situação de risco social, como extrema pobreza, vítimas de sinistros como incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos, etc. O programa atende também idosos, famílias de pessoas com deficiência, entre outros critérios técnicos. Para a auxiliar de Serviços Gerais, Lizionete da Costa Almeida, que recebeu a segunda etapa do cheque do Sua Casa, esse dinheiro vai lhe ajudar a concluir a obra da sua casa nova. "Estou muito feliz, porque sou viúva e agora vou poder construir mais um quarto, rebocar, colocar lajota e finalmente ter minha casa toda arrumadinha", disse.

O aposentado Domingos Nery da Silva, de 71 anos, demonstrou sua felicidade ao afirmar que graças ao cheque, ele finalmente vai ter sua casa própria. "Eu estou muito satisfeito porque com a primeira etapa levantei minha casa e agora, com esse novo cheque, vou poder fazer o telhado e os acabamentos que ainda precisam e enfim, vou poder morar na minha casa", disse o aposentado.

Direito ao benefício - Para receber os benefícios do "Sua Casa", os candidatos precisam atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona, gradativamente, os beneficiados com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de Assistência Social da Cohab, momento em que os técnicos verificam a real condição social dos candidatos.

O "Sua Casa" garante auxílio para aquisição de material de construção e o pagamento dos trabalhadores empregados durante a obra de construção, reconstrução e ampliação dos imóveis. O valor concedido pelo programa é de até R$ 21 mil.

CredCidadão - Ainda na agenda do governador no município marajoara, o chefe do Executivo Estadual paraense entregou 100 benefícios do programa CredCidadão. O investimento total é de R$ 200 mil.

A costureira Marinete Vasconcelos foi uma das beneficiadas com o cheque CredCidadão. "Estou muito feliz porque com esse dinheiro vou poder comprar uma máquina overloque, que é uma maravilha para o meu negócio de costura. Sou muito grata ao governador por ter me concedido este benefício, que chegou em boa hora".