21/06/2024 - 16:00

A vice-governadora Hana Ghassan entregou, nesta sexta-feira (14), 51 benefícios habitacionais do Programa Sua Casa para indígenas da etnia Parakanã, em Itupiranga, na região sudeste do Pará. O investimento foi de cerca de R$ 500 mil. A agenda de trabalho incluiu a entrega de um pacote de obras e serviços no município.

“Além disso, assinamos dois convênios com o município, convênios esperados na área da educação, para construção de escola e para reconstrução de uma escola tão esperada aqui no município. E pude participar da inauguração da ciclovia também aqui no município, então eu fico muito feliz porque são investimentos que, além do benefício, também trazem emprego e renda para a população aqui de Itupiranga. E isso é graças à parceria do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa, com a Prefeitura e com a Câmara de Vereadores. É o Pará unido para a gente avançar cada vez mais em obras para a população”, disse a vice-governadora.

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o Programa de Governo Sua Casa foi criado pelo governador Helder Barbalho, por meio do decreto 8.967 de 30 de dezembro de 2019. O objetivo do programa é proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população do Estado do Pará.

A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) coordena a seleção dos beneficiários, acompanha a obra e a execução das despesas do Programa. O diretor-presidente da Cohab, Luís André Guedes, detalha que o benefício tem chegado em todo território paraense.

“E para as comunidades indígenas, nos últimos anos, têm garantido o direito ao auxílio habitacional para a moradia digna por meio do cheque que permite auxílio para aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional, e auxílio para a contratação da mão de obra para a execução do serviço”, disse Guedes.

Foto: Rodrigo Pinheiro / Ag.Pará

O valor do cheque do Sua Casa pode chegar até R$ 21 mil. O programa contabiliza mais de 500 famílias indígenas beneficiadas com o recurso para construção, ampliação, reforma ou adequação da casa própria nos últimos dois anos. O recurso, de cerca de R$ 5 milhões, foi destinado, além da etnia Parakanã, também para as etnias dos seguintes municípios: Altamira, Belém, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Capitão Poço, Goianésia do Pará, Itaituba, Jacundá, Marabá, Santa Maria do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e Tomé-Açu.

Ainda durante a agenda em Itupiranga, o Governo do Pará entregou 700 cestas de alimentos para moradores atingidos pela estiagem nos rios da região.